5.2 Backup Automático do Banco do Dados

Esta rotina permite configurar a periodicidade para o sistema emitir um alerta lembrando o usuário de fazer o backup. Esse aviso aparece ao SAIR do sistema.

Observação: A cópia de segurança da base de dados é de total responsabilidade do cliente e deve ser realizada periodicamente para preservar as informações da Empresa. O procedimento abaixo é exclusivo para o Banco de Dados MySQL.

Rotina: UTILITÁRIOS > BACKUP > Configuração Backup Autom.

Na tela de configuração do backup preencher os campos conforme orientação a seguir.

Status: Informe o Status “Ativado”.

Local da Cópia: Clique no botão de pesquisa para localizar o diretório de destino onde deseja Salvar o arquivo de backup. O caminho onde o backup será gravado não pode conter pastas ou subpastas com nomes compostos ou seja, não pode existir espaços em branco no nome das pastas.

Avisar o usuário sobre a Cópia de Segurança a cada: Informe a periodicidade em que o sistema deverá alertar o usuário para realização do backup. Essa informação é controlada em quantidade de dias.

 

Ao clicar no botão SAIR do sistema abrirá a tela lembrando o usuário de fazer o backup.

Selecionar o botão SIM para iniciar a cópia do banco de dados.

Aguarde o processo de backup.

Clique no botão OK para finalizar.

 

O arquivo do backup será compactado e ficará gravado na pasta indicada na tela de CONFIGURAÇÃO do backup.

O arquivo será gravado com o nome bma seguido por dia, mês e ano da geração.

Observação: O Alerta será emitido novamente só depois de atingir a quantidade de dias informada na tela de configuração do backup. Se foi configurado o alerta para cada “1” dia, então diariamente ao fechar o sistema o usuário será lembrado de realizar o backup. Se foi configurado o alerta para cada “7” dias, então uma vez por semana será lembrado do backup. Uma vez realizado o backup no dia não será mais solicitado.

Rolar para o topo