Rotina: Parâmetros Gerais > Situações
Nesta rotina deverão ser configuradas todas as situações que deseja somar ou diminuir no saldo do banco de horas. As situações do tipo “Extras” deverão ser configuradas para “Creditar” no campo Banco de Horas. As situações do tipo “Faltas” deverão ser configuradas para “Debitar” no campo Banco de Horas. Nas demais situações este campo deve estar preenchido com a opção “Não Utiliza”.
Caso tenha alguma situação de Extra ou Falta que não deve somar ou diminuir no saldo do banco de horas informe a opção “Não Utiliza”. Um exemplo para este caso é a situação 03-Falta Injustificada (quando o funcionário falta o dia todo), algumas empresas não descontam essas horas do banco de horas, preferem manter como falta.
Definir Prioridade de Situações
Esta configuração tem como finalidade definir qual é a ordem das horas extras para descontar as faltas quando a empresa utiliza detalhamento do saldo do banco de horas por percentual.
Quando o funcionário tiver horas faltas para descontar do banco de horas o sistema vai utilizar a ordem dessa configuração para efetuar os descontos.
Exemplo: Funcionário tem um saldo de 30 horas de Crédito no banco de horas e 5 horas de Débito. Dessas 30 horas de Crédito, 28 horas foram geradas pela situação 08-Horas Extras 50% e 2 horas foram geradas pela situação 10-Horas Extras 100%.
De acordo com a tela acima o sistema vai começar a descontar as faltas do saldo do banco de horas pela situação 08-Horas Extras 50% (que está como prioridade 1), depois passa a descontar da situação 10-Hora Extra 100% (que está como prioridade 2) e assim por diante seguindo a sequência definida como prioridade.