Natureza de Operação (CFOP)

Cadastro de Natureza de Operação (CFOP)

CFOP é a abreviação de Código Fiscal de Operações e Prestações. Esse código identifica uma determinada operação por categorias no momento da emissão da nota fiscal.

Dependendo do Código CFOP, será fixada a tributação sobre a operação e haverá movimentações financeiras e de estoque de interesse do Fisco. Os diferentes tipos de CFOP separam as notas fiscais por tipo (nota de entrada ou saída), por região e por natureza da operação. Esta possui um total de 4 dígitos, onde o primeiro dígito indica a região para seu uso.

No SISDM é disponibilizada uma listagem de CFOP’s mais usadas no dia a dia das empresas, porém permite o cadastro (complemento) dessa lista pelo cliente.

Classificação das CFOP’s (por tipos/usos).

Tipo 1º Dígito Finalidade
Entrada 1 Operações de Entrada no estado.
2 Operações de Entrada entre estados.
3 Operações de Entrada entre países.
Saída 5 Operações de Saída no estado.
6 Operações de Saída entre estados.
7 Operações de Saída entre países.

Acesso em:

  • Menu Superior – Parâmetros – Natureza Operação;
  • Menu Lateral – Parâmetros e Cadastros – Natureza Operação;

Informe o Código da CFOP (4 dígitos) conforme destacado abaixo, após informar, pressione “Enter” no teclado para iniciar seu cadastro:

  • Aba Geral

Descrição: Informe a descrição da natureza de operação, esta deverá ser compatível com a tabela já existente. Recomenda-se o cadastro em CAIXA ALTA e sem caracteres secundários (Acentos em geral, chaves, parênteses entre outros). (Tabela)

Apelido: Informe uma descrição reduzida para impressão em consultas e no uso diário para simples identificação.

Tipo de Movimento: Selecione “Entrada” ou “Saída”.

Tipo Natureza: Selecione a natureza compatível com a finalidade da natureza de operação. Esta poderá ser identificada a partir da descrição completa da natureza de operação presente na tabela de CFOP’s.

  • Aba Outros

ICMS – Coeficiente de Importação: Informe caso a CFOP seja do tipo importação, consultar e cadastrar a existência do coeficiente de importação.
Observação:
Este deverá ser cadastrado em forma decimal (0,83;0,88..).

Tipo de Registro SPED: Informe este campo o Tipo de Registro SPED correspondente com a CFOP caso a empresa faça a entrega desta obrigação. (Exemplo: C100)

Transação para Integração: Recurso para integração de CFOP na importação de XML’s. Recurso não mais utilizado e substituído pelo recurso de “Vinculação Códigos (Interno x Fornecedor)“.

Para mais informações, acione nosso CHAT.

Rolar para o topo