Os portadores têm como função centralizar as movimentações financeiras da empresa, nele podem ser cadastradas contas caixa, bancos, cheque, representantes ou outros.
Este tem como objetivo orientar sobre o cadastro do portador, principalmente no que tange à parametrização para emissão de boletos.
Acesso em:
- Menu Lateral – Parâmetros e Cadastros – Portadores
- Menu Superior – Parâmetros – Gerais – Portadores
1) Aba Geral:
Tipo de Conta:
- Caixa: Cadastro da conta caixa da empresa, onde se controla o dinheiro em espécie.
- Bancos: Cadastro de contas bancárias utilizadas para controle do extrato, emissão de boletos/cheques e registro de títulos/obrigações (Pagamento e Cobrança Escritural).
- Cheque: Centraliza movimentação de cheque de terceiros.
- Representantes: Para controle de comissões disponibilizado pelo SIS-DM, ou para outra forma de controle adotada pelo usuário.
- Outros: Demais operações que não se enquadram nas opções anteriores (Ex.: controle de saldos em aberto de clientes/fornecedores).
Situação: Identifica se o cadastro consta como Ativo ou Inativo.
Nome: Identificação da finalidade/uso do cadastro. (Ex.:Nome do Banco e/ou conta bancária => BB C.1111-1, Nome do Representante e etc.)
Apelido: Descrição simplificada do portador para localização em relatórios e consultas.
Faz Parte do Fluxo de Caixa: Marque esta opção se o saldo dos movimentos dessa conta possa ser utilizado para apuração do fluxo de caixa. (Ex: Duplicatas descontadas – Precisam ser controladas, mas deixam de fazer parte do fluxo de caixa ao ser alterado o portador).
Gera Documento Financeiro: Marque esta opção caso desejar que lançamentos diretos no Conta Corrente gerem um documento correspondente no Financeiro.
2) Aba Endereço:
CEP: Inserir o CEP do seu portador (Caso não esteja cadastrado, efetuar o cadastro informando o CEP e Pressionando Enter e em seguida confirmando seu cadastro).
Campos Endereço, Número, Bairro, Estado e Município: Preencha os dados do endereço completo de seu portador. Para carregar a listagem de municípios existentes, deverá ser selecionado o estado.
3) Aba Banco
Na aba banco, será configurada a primeira etapa dos processos de emissão de boleto.
Cada banco tem o seu formato de dados específico que obedece regras particulares na geração de seus arquivos. Neste guia será realizada apresentada a particularidade de cada campo.
Nº Banco: Inserir o número do banco conforme seu cadastro no Banco Central/Bacen.
Para obter o número de seu banco, pode ser consultado o seu manual ou através do CódigoBanco.
SiglaBanco: Inserir a sigla do seu banco com até três caracteres (Ex.: Branco do Brasil – BB; Sicredi – SIC e etc.).
Agência: Inserir o número da agência do banco cadastrado (até 5 caracteres) e seu dígito.
Conta: Inserir o número da sua conta (até 11 caracteres) e seu dígito.
Utiliza Débito Automático: Utilizado somente na geração de pagamento escritural,
Utiliza Rateio de Crédito:
Código de Convênio: Inserir o convênio registrado para emissão de boletos/arquivos de cobrança escritural.
Número de Contrato: Inserir o número do contrato correspondente para emissão de boletos/arquivos de cobrança escritural.
Nome do Contato: Inserir o nome do Gerente da Conta.
Limite de Crédito: Inserir o limite de crédito da conta (informativo).
Nº Último Cheque: Inserir o número do último cheque emitido no banco (esse campo é sugestivo, pois o sistema preenche esse campo automaticamente caso ocorra emissão de cheques).
Tipo de Baixa: Buscar a baixa padrão para operações de Cobrança/Pagamento Escritural.
4) Aba Tipos de Carteira
O cadastro de carteiras é classificado por banco, cada um tem uma lista de códigos para emissão de boletos e/ou geração de arquivos de remessa.
Procedimento: Clicar em Novo.
Código: Informe o código da carteira, dependendo do banco pode ser o mesmo código para emissão de boleto e remessa ou pode existir um código para cada operação ou ainda um código para cada tipo de emissão ou registro de arquivos bancários.
Descrição: Informe a descrição conforme dado bancário ou rápida identificação de sua finalidade.
Apelido: Informe de forma resumida a finalidade da carteira.
Tipo de Carteira: Selecione “Com Registro” ou “Sem Registro”. No cadastro de carteiras para emissão de boletos, atualmente os bancos cadastram apenas emissores com registro, mas em outro momento era prevista a geração de boletos sem registro.
Dias Lib.: Informe quantos dias o valor fica disponível após pagamento.
Modalidade Cobrança: Campo validado para geração de arquivos de remessa do Banco do Brasil em determinadas carteiras.
5) Aba Boleto Automático:
Informe os dados para geração de boletos automática e envio aos clientes a partir da emissão da DANFE.
Para ativar este recurso, entre em contato com o suporte técnico.
% Mora Dia: Informar o valor do juro por dia devido ao atraso de pagamento.
% Multa: Informar o % de multa em caso de atraso de pagamento.
Espécie Manual: Informar a Espécie de boleto de acordo com o Manual.
Aceite: Informe “S” ou “N” de acordo com orientação do gerente de seu banco.
Carteira Padrão: Busque a carteira padrão onde será emitido automaticamente o boleto via impressão da Danfe.
Mensagem Bloqueto: Insira a mensagem padrão na emissão automática de boletos.
Observação: A aba boleto automático também é utilizada para preencher dados do boleto no arquivo de remessa em alguns bancos. É recomendado preencher esta aba como fonte de informação. (Principalmente caso a empresa utilize vários bancos na emissão de boletos e precise frequentemente buscar dados específicos de emissão).
6) Aba Geral CNAB
Deverão ser preenchidos os campos de acordo com dados informados pelo banco.
Os dados a serem preenchidos em cada campo são de acordo com cada banco, seguem algumas informações gerais, como por exemplo para o campo “Nome”; é possível usar alguns recursos para o sistema indicar alguns dados na geração do arquivo de remessa.
Informe o nome do arquivo padrão, para remessa de cobrança escritural. O nome pode ser formatado, utilizando as seguintes máscaras:
- #D – dia da remessa
- #M – mês da remessa (Número – 2 Dígitos)
- #m – mês da remessa (Número/Letra – 1 Dígito)
- #A – ano da remessa
- #S – sequência da remessa, dentro da data de remessa.
Logo, se a formatação do arquivo for COB#D#M#A#S , e o mesmo for gerado em 30/06/2012, teremos COB30061200001.REM.
Utilizando o $S, se for gerado outro arquivo na mesma data, o mesmo será gerado como COB30061200002.REM.
Importante: Esta definição irá sugerir os nomes dos arquivos, que podem ser alterados antes da efetivação do arquivo.
7) Aba Ocorrências CNAB e Instruções CNAB
As ocorrências e instruções apresentam um modelo de cadastramento semelhante a carteira. Deverão ser cadastradas conforme o banco selecionado.
7.1) Ocorrências CNAB
Cadastre as ocorrências de acordo com o código bancário e selecione se a ocorrência é de remessa ou retorno.
7.2) Instruções CNAB
A lista completa de instruções nos manuais dos bancos. A quantidade de dias indica os dias para protesto.
Para mais informações, acione nosso CHAT.