Cadastro de Portador

Os portadores têm como função centralizar as movimentações financeiras da empresa, nele podem ser cadastradas contas caixa, bancos, cheque, representantes ou outros.

Este tem como objetivo orientar sobre o cadastro do portador, principalmente no que tange à parametrização para emissão de boletos.

Acesso em: 

  • Menu Lateral – Parâmetros e Cadastros – Portadores
  • Menu Superior – Parâmetros – Gerais – Portadores

1) Aba Geral:

Tipo de Conta:

  • Caixa: Cadastro da conta caixa da empresa, onde se controla o dinheiro em espécie.
  • Bancos: Cadastro de contas bancárias utilizadas para controle do extrato, emissão de boletos/cheques e registro de títulos/obrigações (Pagamento e Cobrança Escritural).
  • Cheque: Centraliza movimentação de cheque de terceiros.
  • Representantes: Para controle de comissões disponibilizado pelo SIS-DM, ou para outra forma de controle adotada pelo usuário.
  • Outros: Demais operações que não se enquadram nas opções anteriores (Ex.: controle de saldos em aberto de clientes/fornecedores).

Situação: Identifica se o cadastro consta como Ativo ou Inativo.

Nome: Identificação da finalidade/uso do cadastro. (Ex.:Nome do Banco e/ou conta bancária => BB C.1111-1, Nome do Representante e etc.)

Apelido: Descrição simplificada do portador para localização em relatórios e consultas.

Faz Parte do Fluxo de Caixa: Marque esta opção se o saldo dos movimentos dessa conta possa ser utilizado para apuração do fluxo de caixa. (Ex: Duplicatas descontadas – Precisam ser controladas, mas deixam de fazer parte do fluxo de caixa ao ser alterado o portador).

Gera Documento Financeiro: Marque esta opção caso desejar que lançamentos diretos no Conta Corrente gerem um documento correspondente no Financeiro.

2) Aba Endereço:

CEP: Inserir o CEP do seu portador (Caso não esteja cadastrado, efetuar o cadastro informando o CEP e Pressionando Enter e em seguida confirmando seu cadastro).

Campos Endereço, Número, Bairro, Estado e Município: Preencha os dados do endereço completo de seu portador. Para carregar a listagem de municípios existentes, deverá ser selecionado o estado.

3) Aba Banco

Na aba banco, será configurada a primeira etapa dos processos de emissão de boleto.

Cada banco tem o seu formato de dados específico que obedece regras particulares na geração de seus arquivos. Neste guia será realizada apresentada a particularidade de cada campo.

Nº Banco: Inserir o número do banco conforme seu cadastro no Banco Central/Bacen. 

Para obter o número de seu banco, pode ser consultado o seu manual ou através do CódigoBanco.

SiglaBanco: Inserir  a sigla do seu banco com até três caracteres (Ex.: Branco do Brasil – BB; Sicredi – SIC e etc.).

Agência: Inserir o número da agência do banco cadastrado (até 5 caracteres) e seu dígito.

Conta: Inserir o número da sua conta (até 11 caracteres) e seu dígito.

Utiliza Débito Automático: Utilizado somente na geração de pagamento escritural,

Utiliza Rateio de Crédito:

Código de Convênio: Inserir o convênio registrado para emissão de boletos/arquivos de cobrança escritural.

Número de Contrato:  Inserir o número do contrato correspondente para emissão de boletos/arquivos de cobrança escritural.

Nome do Contato: Inserir o nome do Gerente da Conta.

Limite de Crédito: Inserir o limite de crédito da conta (informativo).

Nº Último Cheque: Inserir o número do último cheque emitido no banco (esse campo é sugestivo, pois o sistema preenche esse campo automaticamente caso ocorra emissão de cheques).

Tipo de Baixa: Buscar a baixa padrão para operações de Cobrança/Pagamento Escritural.

4) Aba Tipos de Carteira

O cadastro de carteiras é classificado por banco, cada um tem uma lista de códigos para emissão de boletos e/ou geração de arquivos de remessa.

Procedimento: Clicar em Novo.

Código: Informe o código da carteira, dependendo do banco pode ser o mesmo código para emissão de boleto e remessa ou pode existir um código para cada operação ou ainda um código para cada tipo de emissão ou registro de arquivos bancários.

Descrição: Informe a descrição conforme dado bancário ou rápida identificação de sua finalidade.

Apelido: Informe de forma resumida a finalidade da carteira.

Tipo de Carteira: Selecione “Com Registro” ou “Sem Registro”. No cadastro de carteiras para emissão de boletos, atualmente os bancos cadastram apenas emissores com registro, mas em outro momento era prevista a geração de boletos sem registro.

Dias Lib.: Informe quantos dias o valor fica disponível após pagamento.

Modalidade Cobrança: Campo validado para geração de arquivos de remessa do Banco do Brasil em determinadas carteiras.

5) Aba Boleto Automático:

Informe os dados para geração de boletos automática e envio aos clientes a partir da emissão da DANFE.

Para ativar este recurso, entre em contato com o suporte técnico.

% Mora Dia: Informar o valor do juro por dia devido ao atraso de pagamento.

% Multa: Informar o % de multa em caso de atraso de pagamento.

Espécie Manual: Informar a Espécie de boleto de acordo com o Manual.

Aceite: Informe “S” ou “N” de acordo com orientação do gerente de seu banco.

Carteira Padrão: Busque a carteira padrão onde será emitido automaticamente o boleto via impressão da Danfe.

Mensagem Bloqueto: Insira a mensagem padrão na emissão automática de boletos.

Observação: A aba boleto automático também é utilizada para preencher dados do boleto no arquivo de remessa em alguns bancos. É recomendado preencher esta aba como fonte de informação. (Principalmente caso a empresa utilize vários bancos na emissão de boletos e precise frequentemente buscar dados específicos de emissão).

6) Aba Geral CNAB

Deverão ser preenchidos os campos de acordo com dados informados pelo banco.

Os dados a serem preenchidos em cada campo são de acordo com cada banco, seguem algumas informações gerais, como por exemplo para o campo “Nome”; é possível usar alguns recursos para o sistema indicar alguns dados na geração do arquivo de remessa.

Informe o nome do arquivo padrão, para remessa de cobrança escritural. O nome pode ser formatado, utilizando as seguintes máscaras:

  • #D – dia da remessa
  • #M – mês da remessa (Número – 2 Dígitos)
  • #m – mês da remessa (Número/Letra – 1 Dígito)
  • #A – ano da remessa
  • #S – sequência da remessa, dentro da data de remessa.

Logo, se a formatação do arquivo for COB#D#M#A#S , e o mesmo for gerado em 30/06/2012, teremos COB30061200001.REM.
Utilizando o $S, se for gerado outro arquivo na mesma data, o mesmo será gerado como COB30061200002.REM.

Importante: Esta definição irá sugerir os nomes dos arquivos, que podem ser alterados antes da efetivação do arquivo.

7) Aba Ocorrências CNAB e Instruções CNAB

As ocorrências e instruções apresentam um modelo de cadastramento semelhante a carteira. Deverão ser cadastradas conforme o banco selecionado.

7.1) Ocorrências CNAB

Cadastre as ocorrências de acordo com o código bancário e selecione se a ocorrência é de remessa ou retorno.

7.2) Instruções CNAB

A lista completa de instruções nos manuais dos bancos. A quantidade de dias indica os dias para protesto.

Para mais informações, acione nosso CHAT.

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