1.7 Cadastro de Escalas

(PARÂMETROS EMPRESA > ESCALAS)

Nas escalas devem ser definidos os horários praticados pelos funcionários durante a semana, podendo também ser definido um ciclo de horários para um período maior. Estas escalas podem ser definidas de duas formas: “Fixa” e “Programada”.

  • Escala Fixa

São escalas que seguem uma sequência já definida antecipadamente pela empresa. Será obedecida à definição dos horários em todos os períodos. Temos como exemplo uma escala Administrativa na qual a carga horária diária de segunda a sexta é de 08h48min, compensando o sábado, e o domingo sendo o seu descanso semanal (DSR). Uma vez definido o ciclo de uma escala fixa, o WPE projetará este ciclo infinitamente.

Obs.: Clicando no botão “Padrão”, o sistema irá criar a programação da semana inteira utilizando o código do primeiro horário definido, gerando a escala conforme o exemplo da escala administrativa citada no item 1.7.1.1 do manual.

  • Escala Programada

 São escalas que necessitam ser programadas mensalmente ou semanalmente em função de alguma particularidade da empresa que não permita ao WPE projetá-las automaticamente. Por exemplo: Escalas de Folguistas que trabalham nos dias de folgas dos demais funcionários (Ex.: Funcionários de hospitais, vigias noturnos, e assim por diante).

Obs.: Neste caso o início do ciclo deve ser obrigatoriamente o seu primeiro dia de trabalho na escala.

Rolar para o topo