1.2 Cadastros de Coletores X REP

(PARÂMETROS GERAIS > COLETORES > COLETORES/REPS)

O primeiro cadastro a realizar é o dos “COLETORES”. Existem Dois tipos: coletor normal (não adaptado a portaria 1.510) e o REP (adaptado a portaria 1.510). Segundo a portaria 1.510 do MTE, todas as empresas devem adaptar seus coletores de ponto, ou fazer a substituição dos mesmos por modelos REP.

 

  • Tipos de Layout

Configurável: Layout configurado de acordo com a necessidade, quando o arquivo de coleta utilizado não for do tipo AFD.  

A principal informação deste cadastro é o lay-out do arquivo de marcações (arquivo no qual ficam armazenadas as batidas coletadas do relógio), o tipo de lay-out que deve ser “Configurável” para coletores e para REP’s que não geram arquivo padrão AFD e o local onde o arquivo é gravado. Estas informações devem ser obtidas junto ao fornecedor do equipamento.

Obs.: Caso utilize o Tipo de Layout “Configurável” não será necessário preencher as abas WPEREP e FUNCIONÁRIOS dessa rotina.

Segue abaixo imagem com os campos reconhecidos pelo WPE para a definição do lay-out.  (esta informação encontra-se disponível no botão OPÇÕES):

Obs.: A configuração do layout só será necessária caso o arquivo de coleta não seja um AFD.

 

Padrão AFD: Layout do Arquivo Fonte de Dados previsto na Portaria 1.510/2009, utilizado por todos os modelos de REP. Utilize a opção “Padrão AFD” para importar o arquivo de marcações (AFD) através da rotina MOVIMENTO > COLETA DAS MARCAÇÕES.

Obs.: Caso utilize o Tipo de Layout “Padrão AFD” não será necessário preencher as abas WPEREP e FUNCIONÁRIOS dessa rotina.

Local Instalação REP

Informe o endereço do local no qual o REP está instalado. (Ex.: Uma construtora deverá informar o local da construção onde o REP está instalado).

Número de Série REP

Informe o número de série de fabricação do REP. Esta informação será utilizada para a geração do arquivo fiscal AFDT (Arquivo Fonte de Dados Tratado).
O número de série do REP onde foi efetuada a marcação pode ser visualizado por meio da tela Conferência do Movimento (Movimento – Conferência do Movimento), na aba Marcações.

Caminho do Arquivo de Marcações

Informar o diretório (a pasta e o nome do arquivo) onde o AFD gerado pelo relógio encontra-se gravado. O nome do AFD deve ser fixo, pois, essa informação tem como finalidade identificar qual o arquivo de coleta será importado pela rotina de Coleta das Marcações. Ao acessar a rotina de coleta de marcações o sistema sugere esse AFD habilitado como padrão de acordo com o coletor selecionado.

Renomear Arquivo de Marcações

Quando marcada a opção “RENOMEAR ARQUIVO DE MARCAÇÕES”, após o término da coleta das marcações, o arquivo de batidas será renomeado para o período final da coleta, seguido de uma sequencia numérica.

Obs.: Este campo será habilitado apenas se o tipo do layout for “Configurável”.

Exemplo:

Data da Coleta: 01/10/2019 à 31/10/2019

Nome do Arquivo de Marcações: C:\BMA\Coleta\AFD.txt

Nome do Arquivo de Marcações Renomeado: C:\BMA\Coleta\3110201901.txt

No final da coleta, o arquivo AFD.txt será renomeado para 3110201901.txt, sendo que o mesmo somente será renomeado, se a coleta for realizada com sucesso.

 

Integração: Esta opção deverá ser utilizada para integração das marcações on-line entre o relógio (REP) e o WPe Ponto Eletrônico através da instalação da aplicação WPeRep. 

Os campos da aba WPEREP devem ser preenchidos somente quando utilizar a aplicação WPeRep, caso contrário deixe os campos em branco.

Fabricante Modelo

Informe o fabricante do relógio. Atualmente são estes os modelos disponíveis:

Endereço IP:

Informe o IP do relógio. Consulte essa informação nas configurações do relógio.

Porta:

Informe a Porta do relógio. Consulte essa informação nas configurações do relógio.

Usuário/Senha:

Informe o Usuário e Senha do relógio.

Tipo de Biometria:

O cadastro da Biometria é compatível somente com o REP TOPDATA modelo InnerRepPlus. Permite cadastrar a biometria pelo WPe através dos coletores “Nitgen” ou “Cama” para envio ao relógio. A Biometria é cadastrada no WPe através da rotina PARAMETROS GERAIS > COLETORES > Biometrias. Para os demais modelos de relógio deverá utilizar a opção “Sem Biometria” e efetuar o cadastro da Biometria diretamente no relógio.

Último NSR:

O sistema atualiza essa informação automaticamente conforme realiza a integração das marcações do relógio via WPeRep. Se necessário o NSR pode ser alterado clicando com o botão direito do mouse na tela e informando a senha do dia.

Entre em contato com o seu fornecedor caso necessite a senha.

 

Vinculação dos Funcionários ao REP

Nesta tela serão relacionados os funcionários que estão vinculados no coletor REP do WPe para envio ao relógio. Este vinculo deve ser feito somente nos casos em que está sendo configurada a integração via WPeRep, caso contrário deixe os campos em branco. Nessa rotina podem ser incluídos novos funcionários ou excluídos quando necessário.

 

  • COLETORES VIRTUAIS

 Código/Descrição
Clique no botão NOVO e informe o código e a descrição do Coletor Virtual.

Host (IP ou Nome da Máquina)
Informe o nome da máquina ou o IP do computador no qual será instalado o Coletor Virtual. Se caso não for cadastrado ou não cadastrar o nome/ip de forma correta, não será possível utilizar o Coletor Virtual na máquina desejada.

Rolar para o topo