1.5 Cadastro das Situações

(PARÂMETROS GERAIS > SITUAÇÕES)

Neste cadastro são definidas as situações que são apuradas ou lançadas manualmente pelo WPE.

Obs.: O sistema traz na própria instalação uma série de situações gravadas, e, caso seja necessário, podem ser cadastradas novas situações ou alteradas as já existentes.

 

Situação Noturna: Neste campo pode ser informado um código de situação referente às horas noturnas. Se este campo for preenchido, as horas apuradas dentro do “Período Noturno” serão somadas nesta situação, desta forma, separando horas diurnas de noturnas.

Abreviação Quadro (Aba Avançado): Informe à abreviação que deverá ser impressa no quadro de horários emitido pela rotina de RELATÓRIOS\QUADRO HORÁRIOS.

Tipo Horas: Definir qual o seu tipo, Trabalhada, Falta, Afastamento, Atestado, etc.

Percentual Horas Extras: Deverá ser informado o percentual da Hora Extra quando o tipo da situação for “Extras”. Este cadastro é necessário para efetuar a geração do Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais (ACJEF), previsto na Portaria 1.510.

Tipo Compensação:

  • Não Compensa: Quando a empresa não trabalha sob regime de Compensação de horas.
  • Dia: Quando a compensação de horas é feita somente no dia, ou seja, compensa a horas extras das horas faltas do dia.

Mês: Quando a compensação de horas é apurada mensalmente, ou seja, se o funcionário chegar mais tarde num dia ele poderá compensar essas horas no decorrer do período.

 

Essa informação será solicitada sempre que o campo Tipo Horas estiver definido como Faltas, Afastamento, Atestado, Férias.

 

Banco de Horas:

 

  • Não Utiliza: Quando a empresa não trabalha sob regime de Banco de horas.
  • Creditar: Quando a situação deve creditar no banco de horas. Ex.: Horas Extras.
  • Debitar: Quando a situação deve debitar no banco de horas. Ex.: Horas Faltas.

 

Percentual Banco: Neste campo pode ser informado o percentual para ser aplicado sobre as horas de banco de horas, fazendo a valorização (Somente se acordo de Banco de Horas Exigir a valorização).

Exemplo: Horas Extras 50% se informar 50.00 nesse campo, e o funcionário fizer 1h:00min de Crédito Banco Horas o sistema valorizará automaticamente para 1h:30min conforme percentual

 

Constar como Ocorrência: Assinale esta opção se a situação deverá ser tratada como ocorrência no sistema, desta forma, os dias que contiverem essa situação aparecerão na “Conferência do Movimento” diferenciado pela cor vermelha, e também serão listados noRelatório de Ocorrências”.

 

Totalizar Cartão Ponto: Assinale se a situação deverá ser totalizada no rodapé do Cartão Ponto.

Totalizador Script: Opção utilizada somente para as situações que serão tratadas como um acumulador no Script. Assim, ela não será mostrada no acerto de movimento.


Desconsiderar Registro de Afastamento na Folha:
(Apenas quando integrado ao WGep): Marque esta opção para que o registro de afastamento que utilize a situação em questão não seja considerado pelo módulo de folha de pagamento. Ex.: Afastamentos para fins de suspensão, compensação de férias, compensação de banco de horas.

Obs.: Esta opção está disponível apenas para clientes que possuam o módulo de folha de pagamento da BMA Sistemas (WGEP).

 

 

Rolar para o topo