Digitação por Tomador
Seguem abaixo das duas etapas para o cadastro destes tomadores de Serviços, no sistema WGEP, para posterior vínculo dos funcionários aos mesmos, e cálculo da folha.
- Cadastrar este(s) Tomador(es) no sistema, através da rotina PARAMETROS EMPRESA > Cadastro Tomadores de Serviço;
- Cadastrar um novos códigos de GPS para este movimento de Tomador através da Rotina PARAMETROS EMPRESA > Cadastro GPS, vinculando um Tomador para cada GPS, no seu devido campo “Tomador de Serviço”.
- Cadastrar novos Departamentos através da rotina PARAMETROS EMRPESA > Cadastro Locais e vincular uma nova GPS para cada Departamento.
Temos dois procedimentos de cálculo no sistema WGEP, sendo, um por Vinculo de Funcionário em um Tomador Mensal, ou, Vinculo de Funcionário em Mais de um Tomador Mensal.
-
Vinculo de Funcionários a um Tomador mensal
Podemos usar esta opção “mais simples”, quando o funcionário trabalha todos os dias do mês no mesmo Tomador de Serviço. Vinculamos o funcionário em um Departamento específico (para cada tomador, um departamento diferente), com os seguintes procedimentos:
- Criar novos departamentos através da rotina PARAMETROS EMRPESA > Cadastro de LOCAIS. Vincular uma GPS para cada Departamento. O vínculo da GPS ao Departamento é feito no cadastro de Locais/Departamento no campo GPS NORMAL (para cada Tomador criamos um novo departamento);
- Vincular os funcionários que prestam os serviços para os Tomadores, nestes novos departamentos, através do cadastro de Funcionários (em FUNCIONÁRIOS > Cadastro de Funcionários).
Após esses vínculos a folha já pode ser calculada através da rotina de MOVIMENTO MENSAL > CALCULOS > Calculo Folha Normal. Desta forma o sistema grava no Acerto de Movimento o Departamento/Tomador que o funcionário está vinculado naquele período. Os relatórios podem ser emitidos utilizando o Filtro por Departamento.
As GPS serão geradas separadas, também uma para cada departamento onde cada Departamento representa um Tomador.
-
Vinculo de Funcionários em mais de um Tomador no mesmo mês
Para funcionários que possuem movimento em mais de um Tomador de Serviço dentro do mesmo mês, efetuar os procedimentos abaixo:
Acessando a rotina de MOVIMENTO MENSAL > Tomador Serviços/Obras > Digitação por Tomador, informamos para cada funcionário a quantidade de horas trabalhadas em cada Tomador de Serviço.
Nesta rotina deverão ser digitados todos os eventos do tipo “Hora” informando a quantidade proporcional para cada Tomador.
Quando ocorrer de um funcionário não ter trabalhado as 220 horas nos Tomadores de Serviços, ou seja, ficou algumas horas do mês à disposição da própria empresa, neste caso criamos um código de Tomador com os dados da própria empresa, digitando-se neste “Tomador” estas horas que o funcionário ficou à sua disposição, para fecharmos as 220 horas mensais na Folha de Pagamento.
Efetuamos o cálculo da folha normal … pela rotina de MOVIMENTO MENSAL > CÁLCULOS > Cálculo Folha Mensal
Efetuamos a “preparação” dos valores de INSS e FGTS para cada tomador, pela rotina de MOVIMENTO MENSAL > Tomador Serviços/Obras > Preparação para a SEFIP por Tomador. Essa rotina faz o rateio dos valores digitados na folha por tomador.
Os valores podem ser consultados pelo relatório MOVIMENTO MENSAL > Tomador Serviços/Obras > Resumo Analítico por Tomador
Depois de efetuado o cálculo da folha para estes funcionários, vinculados a seus respectivos Tomadores de Serviços, podemos emitir a SEFIP e GPS normalmente, lembrando que nestes casos, o Código Recolhimento na geração de SEFIP deverá ser o mesmo que consta no cadastro desta(s) GPs(s) … 150 ou 155.