1.5 Cadastro das Situações

(PARÂMETROS GERAIS > SITUAÇÕES)

ABA GERAL

Neste cadastro são definidas as situações que são apuradas ou lançadas manualmente pelo WPE.

Obs.: O WPE traz na própria instalação uma série de situações gravadas configuradas para atender a apuração das horas, banco de horas, e caso seja necessário, podem ser cadastradas novas situações..

 

Situação Noturna: Neste campo pode ser informado um código para separação das horas noturnas. Se este campo for preenchido, as horas apuradas dentro do “Período Noturno” serão somadas nesta situação.

Por exemplo:

A jornada do funcionário encerra às 20:00. Num determinado dia a jornada estendeu-se até as 23:30, gerando 3:30 de Horas Extras 50%. Se houver a situação noturna 81 vinculada ao cadastro da situação 08 Horas Extras 50%, as extras serão apresentadas no movimento da seguinte maneira:

Situação 08 – Horas Extras 50% – 02:00

Situação 81 – Horas Extras 50% Noturna – 01:30

 

Tipo Horas: Definir qual o seu tipo, Trabalhada, Falta, Afastamento, Atestado, etc.

Percentual Horas Extras: Deverá ser informado o percentual da Hora Extra quando o tipo da situação for “Extras”. Este cadastro é necessário para efetuar a geração do Arquivo de Controle de Jornada para Efeitos Fiscais (ACJEF), previsto na Portaria 1.510.

Tipo Compensação:

  • Não Compensa: Quando a situação não é utilizada no regime de Compensação de horas.
  • Dia: Quando a compensação de horas é feita somente no dia, ou seja, compensa a horas extras das horas faltas do dia.
  • Mês: Quando a compensação de horas é apurada mensalmente, ou seja, se o funcionário chegar mais tarde num dia ele poderá compensar essas horas no decorrer do período.

A informação Tipo Compensação será solicitada sempre que o campo Tipo Horas estiver definido como Faltas, Afastamento, Atestado, Férias.

 

Banco de Horas:

  • Não Utiliza: Quando a situação não é considerada para apuração de Banco de horas.
  • Creditar: Quando a situação deve creditar no banco de horas. Ex.: Horas Extras.
  • Debitar: Quando a situação deve debitar no banco de horas. Ex.: Horas Faltas.

 

Percentual Banco: Neste campo pode ser informado o percentual para ser aplicado sobre as horas de banco de horas, fazendo a valorização (Somente se acordo de Banco de Horas Exigir a valorização).

Exemplo: Horas Extras 50% se informar 50.00 nesse campo, e o funcionário fizer 1h:00min de Crédito Banco Horas o sistema valorizará automaticamente para 1h:30min conforme percentual

 

Constar como Ocorrência: Assinale esta opção se a situação deverá ser tratada como ocorrência no sistema, desta forma, os dias que contiverem essa situação aparecerão na “Conferência do Movimento” diferenciado pela cor vermelha, e também serão listados noRelatório de Ocorrências”.

 

Totalizar Cartão Ponto: Assinale se a situação deverá ser totalizada no rodapé do Cartão Ponto.

Totalizador Script: Opção utilizada somente para as situações que serão tratadas como um acumulador no Script. Assim, ela não será mostrada no acerto de movimento.


Desconsiderar Registro de Afastamento na Folha:
(Apenas quando integrado ao WGep): Marque esta opção para que o registro de afastamento que utilize a situação em questão não seja considerado pelo módulo de folha de pagamento. Ex.: Afastamentos para fins de suspensão, compensação de férias, compensação de banco de horas.

Obs.: Esta opção está disponível apenas para clientes que possuam o módulo de folha de pagamento da BMA Sistemas (WGEP).

 

ABA AVANÇADO:

 

 

Abreviação Quadro: Informe à abreviação que deverá ser impressa no quadro de horários emitido pela rotina de RELATÓRIOS\QUADRO HORÁRIOS.

Situação: Utilize essa opção para “Ativar” ou “Inativar” uma Situação cadastrada.

 

Rolar para o topo